quinta-feira, 15 de março de 2012

Historia da EPC Serrota




Entre os anos de 2003/2004, os estudantes Cristiane e Giliard conheceram o PRECE na sede do município de Pentecoste, onde estudaram por dois anos. Mas tiveram que voltar a comunidade por motivos pessoais. Motivados por alguns universitários a continuar os estudos, trouxeram pela primeira vez o PRECE para comunidade de Serrota. Abriram inscrições e mais de 20 pessoas se inscreveram. O local escolhido para começar os estudos foi no mercado que estava desativado, onde alguns dos universitários da Sede do município vieram para ajudar o PRECE na Serrota. Mas no ano seguinte por evasão de alguns estudantes e poucas inscrições, não conseguiram permanecer, sendo encerrados os estudos no ano de 2006.

Após alguns anos sem o PRECE na Serrota, no ano de 2009 o estudante Erik desse distrito, se deslocava todos os dias para a EPC Ombreira. O professor Jorge Araujo vendo o esforço desse estudante e o desenvolvimento e expansão da Serrota, teve interesse de reiniciar um grupo de estudo. Procurou os estudantes Cristiane e Giliard para ficar a frente dessa idéia, a formação de um grupo que de princípio recebeu o nome GES (Grupo de Estudo da Serrota). No ano de 2010 iniciaram as inscrições, que foram inscritos mais de 20 estudantes para iniciar a nova célula. Começaram a estudar na casa paroquial cedida pelo padre Davi. Aos finais de semana a Prof. Ana Maria Andrade nos ajudava em literatura e durante a semana o Prof. Célio Alves em química. Por carência em outras matérias, alguns estudantes se locomoviam para Epc Ombreira nos fins de semana para estudar com a ajuda de outros universitários.

Alguns meses depois mudaram para a Casa de Apoio Isaac Cabral. No fim do ano já obtiveram resultados: Dois dos estudantes conseguiram ingressar na Universidade. No ano de 2011 mudaram para uma casa cedida por uma mãe de uma estudante. Renomeado para EPC Serrota (Escola Popular Cooperativa de Serrota)novas inscrições foram abertas trazendo novos jovens ao conhecimento do projeto. Durante esse ano receberam ajudas dos Universitários : Clediane, Helano,Erik, Kacy, Jocélio, Hélio e Edilson.

No final do ano de 2011 recebemos o projeto Estudante Cooperativo idealizado pela coordenação da Escola Profissionalizante de Pentecoste, onde alguns dos estudantes da EPC iam nas quintas e sextas ajudar os alunos que se preparavam para ingressar na mesma.

No inicio do ano de 2012 tivemos a aprovação de dois estudantes na Universidade: Raul Guimarães e Hedlund Erik passaram pra Administração e Engenharia de Energias respectivamente.

Criamos um projeto chamado TMD Artes (Teatro, Musica, Dança e Xadrez) onde estudantes dão aulas, sendo que nenhum deles tem formação, mas cada um quer compartilhar o pouco de conhecimento que tem para os jovens de sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...